“El Buen Julio”. Análise da narrativa do filme equatoriano como estratégia de aprendizado.
Palavras-chave:
Guayaquil cinema; narrative; interview; culture; education.Sinopse
O livro apresenta uma análise da narrativa do filme equatoriano “El Buen Julio” e seu impacto sobre os alunos de uma escola secundária de Guayaquil. Tomando como premissa que o cinema equatoriano é muito escasso, o objetivo é remover essa deficiência cultural, apresentando essa peça audiovisual, para favorecer a interpretação dos alunos do ensino médio, para que eles possam discernir e entender de uma maneira melhor as propostas narrativas cinematográficas. A tipologia utilizada foi a abordagem qualitativa; por meio de uma análise narrativa com um desenho fenomenológico e funcional de caráter interpretativo, para atender ao objetivo geral e aos objetivos específicos em relação ao problema de pesquisa e aos resultados obtidos, foram selecionados oito participantes da escola, aplicando-se uma entrevista com oito perguntas no total. A relação entre as categorias de estudo e o modelo de perguntas, para as entrevistas on-line, conseguiu definir o estudo comunicacional e a análise narrativa da linguagem cinematográfica, tendo como resultados a importância do entretenimento e da formação, como valor narrativo da obra audiovisual. Esse trabalho se tornou um estudo necessário, que concluiu com aspectos que nos permitiram identificar o valor da cultura.
Downloads
Referências
Benítez, C., y Martínez Rodríguez, R. (2014). La interdependencia como factor resiliente en la sociedad tecnológica. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación.
Bonilla, E. (2008). Experiencias cercanas a la muerte. Revisión. Investigación Clínica, 52(1), 69-99. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=372937683008
Conde Miranda, E., y de Iturrate Cárdenes, L. F. (2003). Reacciones emocionales en el cine: el caso de la muerte. Revista Comunicar 20: Orientación y medios de comunicación,10. https://doi.org/10.3916/C20-2003-24
Chávez, F. (2019). Metodología de la investigación: así de fácil. El Cid Editor.
Domínguez, E. (2019). Medios de comunicación masiva. Red Tercer Milenio.
Fandiño Parra, Y.J. (2011). Los jóvenes hoy: enfoques, problemáticas y retos. Revista Iberoamericana De Educación Superior, 2(4). https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2011.4.42
Galván, (2017). La composición visual en el cine [video]. EnFilme. https://enfilme.com
Guevara Flores, E. (2016). La cinematografía como recurso educativo y cultural: el caso del cine histórico. Comunifé, 16(XVI), 35–44. https://doi.org/10.33539/comunife.2016.n16.2026
Goyeneche-Gómez, E. (2012). Las relaciones entre cine, cultura e historia: una perspectiva de investigación audiovisual. Palabra Clave, 15(3), 387-414. https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=64924872003
Juan Garau, M., Amengual Pizarro, M., Salazar Noguera, J. (coords). (2007). Lingüística aplicada en la sociedad de la información y la comunicación. Universidad de las Islas Baleares.
Lanza Caride, J.L. (2015). La distribución y el consumo del cine en la era digital: una mirada desde Cuba. Universidad Y Sociedad, 7(3). https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/245
McKee, R. (2013). El guion. Sinopsis: Sustancia, estructura, estilo y principios. Alba Editorial.
Mercader, Y. (2012). El cine como espacio de enseñanza, producción e Investigación. Reencuentro, 63, 47-52. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34023237007
Mite Basurto, A. (2022). Breve recorrido por el cine ecuatoriano y su representación social. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 10(1), 183-190. https://acortar.link/1F1njS
Molina, L. (2008). La importancia de formar en valores en la educación superior. Acta Odontológica Venezolana, 46(1).
Morales Romo, B. (2015). El cine como medio de Comunicación Social. Luces y sombras desde la perspectiva de género. Fonseca, Journal of Communication, 15(15), 27–42. https://doi.org/10.14201/fjc2017152742
Parra Ortiz, J.M. (2015). La educación en valores y su práctica en el aula. Tendencias Pedagógicas, 8, 69–88. https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/1830
Sedeño Valdellós, A. (2013). Globalización y transnacionalidad en el cine: coproducciones internacionales y festivales para un cine de arte global emergente. Fonseca, Journal of Communication, 6(6), 285–303. https://revistas.usal.es/cuatro/index.php/2172-9077/article/view/12129
Stoehrel, V. (2003) Cine sobre gente, gente sobre cine, Entre el documental televisivo y el académico. Biblioteca Escolar UCE.
Torres, J. (2016). El código cinematográfico. Umberto Eco. Prezi.
Urbina Manzanares, B.M., Ticay Guadamuz, I.V., y Matamoros Cruz, M.L. (2017). Acompañamiento pedagógico como función de control y evaluación por parte de la dirección a docentes del Turno matutino, en el Centro Escolar Publico Bertha Díaz, durante el II semestre del año lectivo 2017 [Trabajo de Titulación, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua]. Repositorio Institucional http://repositorio.unan.edu.ni/id/eprint/8899
Vasconcelos, S., Menezes, P., Ribeiro, M., & Heitman, E. (2021). Rigor científico y ciencia abierta: desafíos éticos y metodológicos en la investigación cualitativa [Blog]. Scielo en Perspectiva. https://acortar.link/jgS9ze
Vásquez, W. A. (2020). Metodología de la investigación (Vol. 03). USMP Estudios Generales.
Vázquez Oliveras, R. (2010). Códigos en el cine, discurso audiovisual. Madrid, España.
Valverde Velasco, A. M. (2017). Hacia una redefinición de los elementos narrativos en la ficción multimedia. Arte y nuevas tecnologías: X Congreso de la Asociación Española de Semiótica, 1007-1014.
Zambrano Jaramillo, J. E. (2023). Análisis narrativo de la película "El buen Julio" como estrategia de aprendizaje en un colegio de Guayaquil, 2022 [Tesis de maestría, Universidad César Vallejo].
Publicado
Séries
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.